9 December, 2022

Política Externa do Nepal

A política externa do Nepal também é guiada pelo direito internacional e outras normas universalmente reconhecidos que regem as relações internacionais. O valor da paz mundial constitui também um elemento importante orientar a política externa do país.

Disposições Constitucionais sobre a política externa

Os Princípios Diretivos e da Política Estadual da Constituição Provisória do Nepal, 2063 (2007) identificam os princípios cardeais, parâmetros e orientações gerais da política externa do Nepal. Eles são:

• Directiva Princípio
O Estado deve, nas suas relações internacionais, ser guiado pelo objectivo de reforçar a dignidade da nação na arena internacional, mantendo a soberania, a integridade ea independência do país. (Cláusula 34.6)

• Política Estadual
-A Política externa do Nepal devem basear-se nos princípios da Carta das Nações Unidas, não-alinhamento, os princípios da Panchsheel, o direito internacional e as normas da paz mundial. (Cláusula 35.21)

-O Estado prossegue uma política de envidar esforços contínuos para institucionalizar a paz no Nepal através de normas e valores internacionais, através da promoção de relações de cooperação e boas nas esferas econômicas, sociais e outros com a vizinha nações amigas e todos os outros países do mundo, com base da igualdade. (Cláusula 35.22)

• Política
De acordo com o os princípios fundamentais que norteiam a política externa do país Nepal tem vindo a prosseguir uma política de envidar esforços contínuos para institucionalizar a paz através da promoção de relações de cooperação e boas nas esferas econômicas, sociais e outros na base de igualdade com objectivo primordial e vizinhos e todos os outros países do mundo. Desejosos de promover relações cordiais e de cooperação com outros países, Nepal estabeleceu relações diplomáticas com 132 países no mundo. Ele é um membro ativo do Movimento dos Não-Alinhados, a Organização das Nações Unidas (ver Nepal ea ONU), suas agências especializadas, bem como outras organizações internacionais, e um membro fundador da e jogador ativo na Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional ( visitar o Nepal ea SAARC).
Veja mais em: